sábado, 24 de agosto de 2013

TATUAGEM E OS RISCOS À SAÚDE


Em 2010 foi publicado um estudo feito pela Universidade da Columbia Britânica, EUA, em que foram analisadas pessoas de diversos países, entre eles Brasil, Canadá, Irã, Itália e EUA, mostrando que jovens, presos e indivíduos com múltiplas tatuagens que cobrem grande parte do corpo têm mais chances de contrair hepatites B e C, outras doenças sanguíneas, além de estarem sujeitos à outras patologias como infecções por fungos e bactérias.

Isso ocorre principalmente devido à falta de higiene e/ou falta de cuidados essenciais por parte do estudio e do tatuador, que deixam de seguir regras simples de biossegurança e expõem o cliente a situação de risco.

A Hepatite é uma doença silenciosa, que ataca as células do fígado causando inflamação do órgão, e nos casos das hepatites B e C essa inflamação pode evoluir para cirrose e câncer no fígado.

Como nos estúdios de tatuagem os instrumentos e o tatuador entram em contato com sangue e fluidos do corpo dos tatuados, pode ocorrer a transmissão se os acessórios não forem descartáveis ou esterilizados adequadamente antes de utilizados em outra pessoa.
Além disso, a tinta se não armazenada corretamente pode ser um item de propagação das infeccções pois pode ocorrer o que chamamos de contaminação cruzada. Por isso é necessário que o tatuador nunca pegue o tubo de tinta com a luva que está utilizando para evitar sujar de sangue de um cliente e contaminar o próximo, uma vez que os vírus da hepatite sobrevivem até 72 horas fora do cortpo. O ideal é que antes de iniciar a sessão toda a tinta a ser utilizada seja distribuída em batoques que serão descartados após o término da sessão.

O ideal para evitar qualquer tipo de contaminação é que a sala de tatuagem seja similar à uma sala de cirrurgia, sendo sempre higienizada e esterilizada, e o tatuador deve escovar as mãos, usar luvas cirúrgicas estéreis e descartáveis, óculos de proteção e máscara estéreis ou descartáveis.

É preciso também que as tintas utilizadas sejam aprovadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo assim que não existem componentes tóxicos à saúde, pois essas toxinas não aprovadas em testes de segurança podem entrar nos rins, pulmões ou linfonodos através do sistema circulatório e causar sérios danos à saúde.

Assim, quando você decidir fazer uma tatuagem, tenha certeza que o local escolhido preza por sua saúde e certifique-se da higiene e utilização de descartáveis ou correta esterilização dos equipamentos reutilizáveis.

No Nobre Fidalgo Tattoo Club, cuidamos da nossa e da sua saúde! Só utilizamos materiais descartáveis e produtos certificados pela ANVISA, além de seguir todos os procedimentos de biossegurança recomendados pela Vigilância Sanitária de Curitiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário